CONFIRA NOSSO BLOG
RAR | Corretora de Seguros

Como os avós podem ajudar na educação financeira dos netos

22 de fevereiro, 2021
Considerados por muitos como segundos pais, os avós têm um papel fundamental na vida dos netos. Além de dar muito amor e fazer as comidas que eles mais amam, os idosos contribuem muito para a formação do caráter e do comportamento das crianças.
Com uma experiência de vida muito maior, eles dão exemplos e contam histórias que podem servir de inspiração para as aspirações futuras dos netos, sendo grandes influenciadores. Dessa forma, participar ativamente da educação das crianças é bom para todos. 
Assim, além de mimá-los com o que mais gostam, tratar de assuntos mais “maduros” faz com que os avós estejam ajudando a preparar, desde cedo, os pequenos para a vida adulta. E um dos temas que devem ser abordados é sobre educação financeira.
Abaixo, listamos alguns pontos importantes para você ter em mente quando for tratar disso com seus netos.
 
Saiba dizer não 
Como bem se sabe, um dos motivos para os netos amarem os avós é pela liberdade que os mesmos lhes dão. Contudo, também é necessário saber a hora de dizer não. Com isso, você estipula limites para a criança, fazendo com que ela entenda o que é ou não prioridade para a família.
Além disso, você ainda contribui para a educação financeira dela, ensinando a estipular metas, organizar seus sonhos e economizar o dinheiro que ela ganha, com o objetivo de realizá-los. Outro ponto importante é que, com isso, seus netos estarão aprendendo desde cedo valores que ajudarão para que não se endividem no futuro.
 
Pense nos estudos
Ao invés de sair comprando vários brinquedos ou outras coisas perecíveis e fáceis de estragar, pense no futuro e nos estudos dos seus netos. Abra uma poupança ou algum outro plano de previdência privada, onde você possa depositar uma determinada quantia todo mês, de acordo com seu orçamento.
Assim, quando as crianças crescerem, já vão ter um bom dinheiro, que pode ser usado para investir nos estudos, como compra de livros ou com a faculdade, ou até mesmo viver outros sonhos que possam ter. Você também pode estimular eles a darem as moedas ou notas que ganham para guardar em uma poupança, o que renderá juros.
 
Ajude os pais a estimular bons hábitos
Outro ponto onde o papel dos avós pode ter uma grande relevância é no de contribuir com os pais dos seus netos para estimular bons hábitos financeiros nas crianças. Para isso, incentivar os pequenos a economizar água e luz, não desperdiçar alimentos e ter cuidado com seus bens ajuda a inspirar a educação financeira.
Sendo assim, utilize do seu tempo livre para repassar a eles lições valiosas que a vida lhe ensinou na prática. 
 
Para mais dicas assim, não deixe de acompanhar o blog da RAR. Aqui, além de bem informado, você aprende sobre a importância de ter um seguro para auxiliá-lo no dia a dia.
A RAR Corretora de Seguros, uma empresa da família Randon, conta com inúmeras opções de seguro para suprir suas necessidades da melhor forma. 
Ficou interessado? Então não perca tempo!  Solicite hoje mesmo o seu orçamento através de nosso WhatsApp clicando aqui.