CONFIRA NOSSO BLOG
RAR | Corretora de Seguros

Planejamento financeiro: 5 dicas para organizar as finanças na pandemia

14 de setembro, 2020
Você tem passado por dificuldades financeiras por causa da pandemia do Coronavírus? Se sim, você não está sozinho. A Covid-19 tornou um caos a vida de muitas pessoas – consequências de uma situação extrema e repentina. A boa notícia é que escrevemos esse artigo para ajudá-lo: compilamos cinco dicas de planejamento financeiro para você enfrentar esse período.
 
1- Saiba para onde vai o seu dinheiro
Toda boa organização financeira começa com a definição de um panorama geral sobre a sua situação. Para isso, primeiramente, você deve entender onde você tem gastado. Aplicativos de finanças são de grande ajuda nesse momento, assim como as boas e velhas planilhas. Seja qual for a sua escolha, o importante é manter todos os gastos na ponta do lápis, sob controle.
 
2- Corte os gastos que achar possível
Após organizar as suas finanças em uma planilha e anotar cada gasto, você provavelmente vai encontrar alguns gargalos – bens ou serviços que, para você, talvez não sejam essenciais nesse momento. Apontar o que é ou não essencial é uma decisão que cabe apenas a você. Lembre-se de que essa é uma medida para economizar em um momento difícil e que, no futuro, você pode considerar esses gastos outra vez em sua rotina.
 
3- Dê preferência para compras à vista 
Mesmo que você não esteja com o nome sujo, quando você compra algo parcelado ou no cartão de crédito, você está fazendo uma dívida. Ao optar por fazer compras à vista, se possível, ajuda você a ter mais autonomia, uma vez que consumirá apenas quando tiver dinheiro para tal.
 
4- Revise hábitos “irracionais”
Essa é uma dica bastante parecida com o segundo tópico dessa lista, sobre cortar gastos. Na pandemia, tendemos a encontrar formas de nos recompensar pelos maus momentos que estamos passando: uma peça de roupa que não precisamos, um almoço ou janta pedido pelo delivery quando poderíamos cozinhar... Pense sobre esses hábitos e tente freá-los. Lembre-se de que o alívio que acompanha esses impulsos é momentâneo e que, depois que passa, sobra apenas o prejuízo.
 
5- Um bom planejamento financeiro sempre conta com uma reserva 
Talvez nesse momento seja difícil para você separar uma quantia do seu dinheiro para guardar. Mesmo assim, essa é uma dica que não perde a validade. Se possível, ainda no começo do mês, reserve uma parte dos seus ganhos. Essa parte pode ser definida lá no começo dessa lista, quando você mapear suas finanças. Se sobrar algo no final do mês, por menor que seja a quantia, guarde também. Acredite: isso vai fazer diferença no futuro.
 
Agora que você já leu nossas dicas, é hora de colocar em prática seu planejamento financeiro! Tudo é uma questão de hábitos: talvez no começo pareça difícil seguir essas recomendações. Porém, no futuro, a tranquilidade vai se comprovar uma excelente recompensa pelos seus esforços. E não se esqueça: nós também nos importamos com a sua tranquilidade. Se deseja saber mais sobre nossos seguros, fale conosco! Ficaremos imensamente felizes em ajudar.