Um dos exercícios mentais praticados nessa época é fazer um balanço das conquistas, frustrações, desafios e metas atingidas durante o ano para tentar projetar o que fazer nos próximos 12 meses. Mas 2020 foi tão atípico que é difícil pensar em coisas positivas, não é mesmo?
Isso porque o Coronavírus trouxe diversas complicações, começado pelos graves problemas de saúde até um impacto gigantesco nas finanças da população e das empresas. E para driblar essas dificuldades, a adaptação ao novo normal foi fundamental para seguir superando todas essas adversidades.
Visão otimista
E talvez seja nessa mudança de hábitos onde podemos enxergar como esse período também trouxe muitos aprendizados. Ou seja, é nas dificuldades e nos momentos de superação que mostramos o nosso melhor como seres humanos.
Tivemos de desacelerar, em todos os sentidos. Aprendemos tantas coisas com a pandemia, mas talvez a principal dela foi descobrir que sozinhos não somos nada. Ao desacelerar, tivemos tempo para prestar mais atenção no outro e em nós mesmos.
Aprender a identificar e a lidar com nossas próprias emoções de uma forma nunca vista antes no mundo pós-moderno. A ter um olhar mais generoso em relação a si próprio e ao próximo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela XP Inc e pela XPEED identificou que 77,5 milhões de brasileiros afirmaram que a pandemia os obrigou a fazer mais planos para o futuro. Adiamos conquistas, sonhos e passamos a pensar que o amanhã será muito melhor que o hoje.
Importância da educação financeira
Além disso, com a crise econômica causada pela pandemia, ficou mais evidente a necessidade de manter reservas de dinheiro para eventuais problemas financeiros. Aprendemos mais sobre educação financeira e como o nosso planejamento pode fazer a diferença em momentos de dificuldade como esse.
Um exemplo disso é quem investiu em uma previdência privada com a possibilidade de fazer aportes na quantia e na periodicidade que quiser afim de obter dinheiro para o pagamento de dívidas, por exemplo.
Ou também quem tinha seguro residencial e permaneceu ainda mais seguro dentro de casa, já que o risco de acidentes e problemas domésticos aumentou ao passo que ficamos mais tempo nos nossos lares.
O que esperar de 2021
E são esses aprendizados com a nossa adaptação e necessidade de lidar melhor com as situações que levaremos para o próximo ano. Mesmo na dificuldade, ficamos mais fortes e certamente entendemos como problemas podem ser superados.
Por isso, a nossa mensagem para este fim de ano é o de otimismo. Para que possamos carregar todas as lições de 2020 e que isso nos fortaleça para os próximos desafios que virão em 2021. Até lá, esperamos que você fique bem, seguro, próximo das pessoas que ama e pronto para uma jornada incrível.
Boas Festas!
Entenda a importância de ter um seguro empresarial e confira alguns benefícios que ele oferece para o seu dia a dia.
SAIBA MAISCerca de 920 mil pessoas vivem com a doença no Brasil. Entenda como um diagnóstico precoce evita o adoecimento e ajuda a frear a disseminação do vírus.
SAIBA MAISEntenda como um plano de aposentadoria independente é uma das opções mais procuradas para quem deseja fazer um investimento em longo prazo e a contribuir com o futuro
SAIBA MAIS