CONFIRA NOSSO BLOG
RAR | Corretora de Seguros

Saiba quais serão as profissões do futuro

09 de março, 2021

O mundo do trabalho passa por grandes mudanças a cada ano. Com a pandemia, então, o que era previsto para ocorrer nos próximos cinco ou dez anos foi antecipado como forma de se adaptar aos novos tempos em que vivemos. 

Dessa forma, fazendo com que novas profissões surgissem (impulsionadas pela tecnologia) e outras se tornassem mais substituíveis. Ou seja, o futuro está cada vez menos distante. 
E como será o trabalho nos próximos anos? Quais profissões se destacam? É claro que não há como ter 100% de certeza, mas com base em estudos e comportamentos, é possível ter uma ideia do que está por vir. Conheça mais nesse artigo. 
Com o passar dos anos, novas profissões surgem e outras desaparecem. É possível que muita gente nem lembre quando era necessário que uma telefonista transferisse as chamadas para um determinado número. É assim que as relações de trabalho funcionam. E muito disso se deve à tecnologia, que modifica processos e traz novas possibilidades para o nosso dia a dia.
Um relatório do Center for the Future of Work fez suas apostas e elencou 21 profissões do futuro. Conheça as quatro principais: 

 

1. Detetive de dados: na era da informação, é uma profissão que se destaca. A função é realizar atividades de investigação com uso do Big Data para apurar informações estratégicas para determinada organização. Para atuar como detetive de dados, o profissional deve ter conhecimentos matemáticos e habilidades com data science.


2. Facilitador de TI: mais uma profissão baseada na tecnologia que lidera a relação de profissões do futuro. O objetivo do facilitador de TI é utilizar as tecnologias e tendências digitais para construir plataformas que concedem mais autonomia aos usuários. É necessária formação técnica na área de Tecnologia da Informação e ter competências de liderança. 
 

3. Oficial de ética de sourcing: o nome pode parecer complicado, mas se trata de uma função que surgiu a partir da necessidade das empresas serem ainda mais responsáveis na área onde atuam. O oficial de ética de sourcing trabalha para garantir que os contratos sigam as regras e procedimentos éticos da organização e dos públicos com as quais ela se relaciona. Dessa forma, precisa dominar assuntos relacionados aos negócios e leis. 
 

4. Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial: saber trabalhar com a inteligência artificial é uma das principais tendências para o mercado no futuro. Esse profissional atuará com foco no fechamento de vendas e projetos com a ajuda dos dados obtidos por meio da inteligência artificial. Para trabalhar na área, o profissional precisa conhecer sobre inteligência artificial, machine learning e cloud computing.

 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados aos negócios e mercado de trabalho? Continue lendo os nossos artigos aqui no blog da RAR! 

 

Garanta segurança à sua empresa com a RAR

Garanta a proteção que você merece e a segurança da sua empresa e colaboradores com o seguro empresarial da RAR.
As cotações e orçamentos podem ser realizados clicando aqui.